segunda-feira, 25 de abril de 2011

Computador para colocar no pulso.

por Felipe Maia


Um computador de pulso é a descrição perfeita para o Zypad WL 1500. O aparelho é destinado a profissionais de indústrias ou mesmo médicos que precisem usar um computador com uma única mão — e estão expostos a alguns perigos.

Acer lança notebook com duas telas touch

por Victor Caputo

No final de 2010, a Acer havia anunciado um notebook com duas telas touch, o Iconia. Agora, o inovador equipamento teve seu preço divulgado e foi disponibilizado para pré-venda nos Estados Unidos e no Canadá, com entregas a partir de abril. O preço divulgado pela Acer é de 1200 dólares, em qualquer um dos dois países.

Aparelho dispensa o uso do mouse.

por Felipe Maia


A empresa corenana Celluon quer abolir o mouse com seu novo invento. E, em vez de pedir grandes movimentos do corpo, como no Kinect, ela criou o pequeno evoMouse, que transforma os dedos num cursor.
O aparelho pode ser descrito como o Magic Trackpad, da Apple, sem o próprio Trackpad. Isso porque os dedos realizam gestos para executar funções de maneira bem semelhante ao dispositivo da empresa de Steve Jobs — mas tudo sobre uma superfície plana e lisa.

LG divulga monitor de LCD transparente.

por Victor Caputo

Depois de a Samsung anunciar o início da produção em massa de telas de LCD transparente, sua maior concorrente, a LG, não poderia ficar para trás. Com isso, a empresa também divulgou como será sua tela transparente, a LG Display.
A tela mostrada pela LG tem 47 polegadas, fato que deixa o modelo da Samsung perdendo (ele tinha 22 polegadas). Outra diferença, que não chega a ser gritante, é que o modelo da LG tem capacidade para exibição de imagens em full HD, ao contrário da tela da Samsung, que atinge uma resolução máxima de 1680 x 1050 pixels.
A principal similaridade entre os dois modelos é que o foco da produção não será para consumo doméstico. Afinal, por enquanto, é complicado pensar no uso para uma tela dessas em casa. Apesar disso, não é difícil ficar empolgado com o que as empresas poderão fazer nos próximos anos com um dispositivo como esse.
A LG não informou quando pretende colocar as telas para venda no mercado e nem se a produção será em massa, assim como a Samsung fará com o seu modelo.

Iconia Tab 100 da Acer é voltado para mulheres

por Felipe Maia

Na enxurrada de tablets que invade o mercado mundial, algumas tendências já começam a se desenhar. Uma delas é a dos nichos, sempre tão caros aos aparelhos eletrônicos. A Acer, por exemplo, vai lançar um tablet voltado ao público feminino.
O Iconia Tab 100 não tem nada de rosa ou pedras brilhantes, como costumam fazer os fabricantes nesse tipo de aparelho. O tablet é voltado para elas somente porque, segundo a Acer, ele é menor e pode ser segurado com uma mão apenas.
No mais, os recursos e configuração dele cabem bem a qualquer um que pense em ter um tablet. A tela tem 7 polegadas com resolução de 1024 x 600 pixels. O processador é uma Nvidia Tegra 2 de 1 GHz pareado com memória RAM de 512 MB. Eles rodam o Android 3.0.
O aparelho tem câmera frontal de 2 MP e câmera traseira de 5 MP. Wi-Fi e Bluetooth estão integrados a ele, bem como porta HDMI para transmitir vídeos em alta definição. Um leitor de cartões pode aumentar a memória interna de 8 GB.
O Iconia Tab 100 deve chegar no fim de abril primeiro no Reino Unido custando por volta de 300 libras, algo em torno de 450 dólares.

Controle a TV com o pensamento.

por Felipe Maia


Já mostramos aqui no blog que é possível comandar alguns dispositivos com o pensamento. O Emotiv EPOC faz isso, mas ainda é uma coisa precária, tosca. O E-mote, por outro lado, não só tem a funcionalidade quase que telepática como também investe no design. Tudo isso a ponto de parecer uma mentira. 
O controle remoto movido a pensamento fica sobre a orelha, junto à cabeça. Ele funciona decodificando a atividade dos neurônios por meio de um captador temporal. Basta pensar em algum tipo de programa que ele surgirá na tela da TV.
E apenas isso é conhecido.
Nada mais sobre seu mágico funcionamento é divulgado no site oficial. Os detalhes são poucos e ficam mais sobre as características esperadas em um aparelho do tipo, como bateria, Bluetooth, Wi-Fi e infravermelho. A fabricante também é desconhecida. Uma busca rápida no Google não devolve resultados relevantes para Acces.
Ao menos a empresa tem uma data limite para afirmar se a história é verdade ou mentira. O lançamento do aparelho está previsto para maio. Seja como for, é fato que a ideia é boa.

Fones Maxell propagam som pelos ossos.

por Victor Caputo

A Maxell está lançando um novo tipo de fones de ouvido. A linha Vibrabones, como você já deve ter deduzido a partir do nome, transmite parte do som pelos seus ossos. Isso mesmo, ossos, ou mais especificamente, pelo seu crânio.
O fone intra-auricular usa as tecnologias de vibração e de transmissão através dos ossos para entregar ao ouvinte um som com grande profundidade de graves, além de mais precisão sonora durante a execução.
Os fones ainda não estão à venda, mas até o final de abril, no dia 25, os Vibrabones estarão disponíveis para compra no site da própria Maxell. O preço divulgado pela japonesa é de 4 mil ienes, ou, aproximadamente, 49 dólares, um valor interessante para algo assim.

Nokia cria anel para controlar celular.

por Felipe Maia


No centro de pesquisa da Nokia, o Nokia Research Labs, o invento mais recente a ser divulgado não é um smartphone ou um novo sistema operacional, mas algo bem mais simples. O Nenya é um anel que controla o celular com o uso dos dedos.
A joia inteligente é, na verdade, um poderoso ímã. As rotações realizadas no anel alteram seu campo magnético, o que é captado por uma pulseira. A ela cabe identificar que movimentos se traduzem em determinadas funções para o celular. A informação é enviada ao aparelho por Bluetooth.
As pesquisas do instituto da Nokia mostraram que uma pessoa pode girar o anel em pelo menos 45 graus, o que daria 8 funções por cada nova posição. Apesar dessa limitação, recursos como a transmissão do sinal Bluetooth, que depende de outro dispositivo, ainda serão melhorados.
As novidades não devem aparecer no Nenya em sua primeira aparição pública, planejada para o mês que vem na Conferência sobre Agentes Humanos em Sistemas de Computação, que ocorre em Vancouver, no Canadá.

Samsung lança TV 3D de 32 polegadas

por Victor Caputo
Por mais megalomaníacas que as fabricantes de TV estejam ficando, não são todos que têm espaço e dinheiro para uma televisão de 50 polegadas. Provavelmente pensando nesse público, a Samsung lançou um novo aparelho com suporte para 3D, mas desta vez com apenas 32″.
O novo televisor é o D6350. Além das 32 polegadas, o modelo também tem suporte para aplicativos – como redes sociais, games e browser para navegar na internet -, entre outros recursos que as TVs grandonas trazem. Com capacidade para conversão de imagens de 2D para 3D, sem a necessidade de ter um Blu-ray com versão em imagem em estéreo, o televisor da Samsung também exibe imagens em full HD.
Por enquanto sem qualquer previsão de lançamento para fora da Coreia do Sul, a D6350 terá preço de, aproximadamente, 1200 dólares.

Lenovo terá tablet da linha ThinkPad

por Felipe Maia

A Lenovo vai expandir sua linha ThinkPad, mas desta vez não será com um notebook ou com um desktop. O novo dispositivo da série de produtos corporativos é um tablet que leva o nada criativo nome de Lenovo ThinkPad — até agora.
O aparelho terá tela de 10,1 polegadas com resolução de 1280 x 800 pixels e tecnologia IPS, que permite a visualização do painel em um ângulo lateral maior. O processador será um Nvidia Tegra 2 com dois núcleos rodando a 1,2 GHz.
A memória RAM ainda não foi divulgada, mas já se sabe que o armazenamento terá opções de 16 GB, 32 GB ou 64 GB — expansíveis por cartões SD. Uma porta HDMI e uma USB fecham as conexões físicas, enquanto as outras são Wi-Fi e 3G.
O aparelho virá com Android 3.0 e custará 499 dólares. Um teclado para fazer do tablet um notebook poderá ser comprado separadamente, mas ainda não há preço para o acessório. Tanto ele quanto o próprio ThinkPad ainda não têm data de lançamento.