segunda-feira, 3 de maio de 2010

Programa sequestra pixels para controlar aplicativos comerciais

Todos os programas livres?
Que tal se todos os programas de computador fossem livres, de código aberto?
Qualquer programador poderia então ser capaz de adicionar funcionalidades personalizadas ao Microsoft Word, ao Adobe Photoshop, ao iTunes ou a qualquer outro programa.
Este é um sonho virtualmente impossível, apesar dos inúmeros projetos de código aberto que reproduzem grande parte das funcionalidades desses programas comerciais.
 Programa sequestra pixels para controlar aplicativos comerciais

A técnica consiste em "sequestrar" o controle do monitor, usando um software que se coloca entre o programa cuja aparência se quer controlar e a própria tela. [Imagem: PreFab]

Sequestrando os pixels
Mas logo será possível mexer na aparência de todos esses programas comerciais, sem violar qualquer patente ou propriedade intelectual dos fabricantes de software.

Processadores poderão chegar aos 200 watts com refrigeração integrada

Limite dos 100 watts
O esforço dos engenheiros na criação de novas formas de refrigeração dos processadores não conseguiu impedir que a indústria encontrasse uma barreira à aceleração dos seus chips por volta dos 100 watts.
Mais calor do que isso causa "ruídos" demais nos componentes eletrônicos, impedindo seu funcionamento estável, quando não os fazem literalmente se fundir.


Uma base de silício, contendo microcanais fluídicos, garante a retirada do calor dissipado pelo processador, que é construído logo acima.[Imagem: Navas Khan]

De nanorrelâmpagos a coolers movidos a pistão, já se tentou de quase tudo, mas o calor continua sendo um fator limitante inclusive para o advento dos processadores 3-D.

Planck revela complexidade da formação das estrelas

Como se formam as estrelas
Novas imagens do telescópio espacial Planck revelam com detalhes inéditos as forças envolvidas na formação das estrelas.
As imagens fornecem aos astrônomos novos elementos para entender os complexos processos físicos por que passam a poeira e o gás espalhados pela Via Láctea que, em última instância, resultam no nascimento de novas estrelas.

A formação de estrelas ocorre por detrás de véus de poeira cósmica, mas isso não significa que tais processos não possam ser observados. Diferentemente dos telescópios ópticos, os "olhos" de micro-ondas do Planck são capazes de desvendar estruturas brilhantes formadas essencialmente por poeira e gás.
Essa capacidade permitiu que o novo telescópio descobrisse duas regiões relativamente próximas de nós.
Constelação de Órion

Luz é capaz de retorcer estruturas rígidas

Inacreditável
"No início, eu não acreditei. Para ser honesto, levou três anos e meio para realmente descobrir como fótons de luz podem causar uma mudança tão grande em estruturas rígidas mil vezes maiores do que moléculas."
Foi assim que Nicholas Kotov, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, apresentou o trabalho de sua equipe, que mostra que a luz é capaz de contorcer estruturas rígidas em escalas muito maiores do que se acreditava possível.
 Luz é capaz retorcer estruturas rígidas

Após cerca de 24 horas sob a luz, as nanopartículas reuniram-se autonomamente - um processo conhecido como automontagem - para formar fitas planas. Mas, após 72 horas, as fita haviam se retorcido e se aglomerado.[Imagem: Nicholas Kotov]

Apple confirma oficialmente a marca de um milhão de iPads vendidos em um mês

Hoje faz exatamente um mês que o primeiro modelo de iPad (o Wi-Fi) começou a ser vendido nos Estados Unidos e a Apple acaba de confirmar que já passou da marca de um milhão de iPads vendidos. Detalhe: a marca foi atingida ainda na sexta, dia do início das vendas do modelo 3G.

Além disso, usuários de iPad já baixaram mais de 12 milhões de aplicativos da App Store e um milhão e meio de livros da nova iBookstore.
Considerando que o tablet ainda não começou a ser vendido em outros países, os números são realmente significativos. Steve Jobs declarou:
Um milhão de iPads em 28 dias, que significa menos de metade dos 74 dias que o iPhone original teve para alcançar este mesmo marco. A procura continua a exceder a oferta e estamos trabalhando duro ainda mais para conseguir colocar este produto mágico nas mãos dos clientes.
E pensar que muitos apostavam no fracasso de vendas do iPad quando ele foi anunciado, em janeiro…

Apple começa a ser investigada por comissão antitruste por causa das limitações do SDK

Estava demorando para que a Apple fosse acusada de comportamento monopolista ao impor as várias limitações na App Store. Inclusive já tínhamos comentado isto quando o navegador Opera ainda fazia campanha para ser aprovado na loja.

Agora o New York Post afirma que o Departamento de Justiça e Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos (Department of Justice and Federal Trade Commission) abriu inquérito para investigar se os argumentos da Apple são mesmo válidos, ou se são nocivos para a prática da concorrência.

Recentemente a Apple modificou os termos de uso do SDK (kit de desenvolvimento de aplicativos), proibindo o uso de instrumentos externos (como o Adobe Flash CS5) para criar e enviar títulos para a App Store. A seção 3.3.1 também exige que sejam usadas apenas APIs disponibilizadas oficialmente.
Os reguladores pretendem concentrar suas investigações para analisar se a proibição da Apple realmente mata a concorrência, forçando os desenvolvedores a fazer uma escolha entre as plataformas de desenvolvimento.
Este inquérito, porém, não significa que a Apple seja culpada. Por enquanto é apenas um levantamento das causas, que no final podem até mesmo validar o argumento da maçã de que a atitude visa o melhoramento da qualidade da plataforma. Caso o inquérito evolua para uma investigação, aí sim a Apple deverá fornecer informações mais detalhadas sobre sua política interna.
Este parece ser mais um capítulo da novela entre Apple e Adobe, que também pode estar longe de terminar.

Criada a menor célula a combustível do mundo

A menor célula a combustível do mundo acaba de ser anunciada por um grupo de pesquisadores nos Estados Unidos.
Com apenas 3 milímetros de comprimento por 1 mm de espessura, ela poderá ser usada no desenvolvimento de minúsculos geradores de eletricidade a partir do hidrogênio que substituiriam as atuais baterias que alimentam celulares e outros aparelhos eletrônicos.


Criada a menor célula a combustível do mundo
Grupo constrói dispositivo com 3 milímetros de comprimento que poderá substituir no futuro as baterias de celular e mp3.[Imagem: IEEE]

Maior densidade de energia
Em comparação com as baterias, células a combustível são capazes de armazenar mais energia em um mesmo espaço. Entretanto, baterias são muito mais fáceis de fabricar do que as pequenas bombas e os componentes eletrônicos de uma célula a combustível. Além disso, as minúsculas bombas necessárias podem consumir mais energia do que gerariam.
A novidade do grupo de Saeed Moghaddam, na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, descrita pela revista New Scientist, é um dispositivo capaz de gerar energia sem consumi-la.

Evento explica fontes de incentivo à inovação tecnológica para empresas

Investimento estratégico
O investimento em inovação é considerado estratégico e são várias as fontes de financiamento disponíveis que visam incentivar empresários a atuarem nesse tipo de atividade, independente do tamanho da empresa.
Essas iniciativas também buscam formas de aliar universidades e institutos de pesquisa, responsáveis pela maior parte da produção de pesquisa no país, com o setor denominado produtivo, ambiente natural da inovação tecnológica.
Essas conclusões foram evidenciadas no evento Financiamento de Projetos em Inovação Tecnológica, realizado na semana passada em Campinas (SP), organizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp em parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).
Incentivos múltiplos
Representantes de agências de fomento e do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) apresentaram as linhas de financiamento destinadas ao apoio e incentivo à inovação.