quarta-feira, 5 de maio de 2010

Defeito intencional pode criar eletrônicos menores e mais rápidos

Defeitos bem-vindos
Quando ouvimos a palavra defeito, tendemos a pensar que se trata de um problema a ser solucionado.
Mas no reino atômico do promissor grafeno, uma folha de carbono com apenas um átomo de espessura, defeitos podem ser a chave para a criação de uma nova geração de componentes eletrônicos muito superiores aos atuais.
 Os defeitos funcionam como uma espécie de fio metálico quase-unidimensional, capaz de conduzir corrente elétrica por vias bem determinadas ao longo do grafeno.[Imagem: Y. Lin]

Pesquisadores descobriram uma forma de adicionar não um defeito isolado, mas um longo defeito que, ao estender pela superfície do grafeno, cria nanofios que podem viabilizar a construção de transistores e outros componentes que venham substituir os atuais componentes de silício.

Lula ajudou Chile a conquistar supertelescópio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria investido seu cacife político de "forma definitiva" para influenciar as negociações que acabaram decidindo pela instalação de um supertelescópio no Chile, de acordo com o jornal chileno El Mercurio.
Lula ajudou Chile a conquistar supertelescópio
Imagem do Serro Armazones, local onde será instalado o maior telescópio do mundo.[Imagem: ESO/S. Brunier]
 Supertelescópio
O Telescópio Extremamente Grande (E-ELT, na sigla em inglês) é um projeto da Organização Europeia para a Investigação Astronômica no Hemisfério Sul (ESO, na sigla em inglês) - que reúne 14 países - e era disputado com a Espanha, que queria levá-lo para a Ilha de Palma, uma das Ilhas Canárias.
Este será o maior do mundo, cujo espelho principal terá 42 metros de diâmetro - veja mais detalhes sobre o supertelescópio na reportagem Maior telescópio do mundo será construído no Chile.
Lula teria desempenhado um "papel-chave", segundo a reportagem publicada no último fim de semana.

Funil gigante vai tentar conter vazamento de petróleo

A petroleira britânica British Petroleum (BP) está construindo uma estrutura metálica gigante com a forma de um funil para tentar recolher o petróleo que está vazando de uma plataforma que afundou na costa sul dos Estados Unidos, gerando uma grande mancha de petróleo no Golfo do México.
Funil gigante vai tentar conter vazamento de petróleo
O funil consiste em uma estrutura de 12 metros de altura, pesando 98 toneladas. Ele será colocado sobre o vazamento, a 1.500 metros de profundidade. Cálculos indicam que ele será capaz de recolher 85% do petróleo que continua vazando depois que as válvulas automáticas de fechamento do poço falharam. [Imagem: BBC]
Funil para recolher petróleo
O funil, de 98 toneladas, está sendo construído em terra firme por 25 operários, e a previsão é de que fique pronto na quarta-feira e seja levado para o local do vazamento até o final da semana.