quarta-feira, 3 de novembro de 2010

NASA: robô humanoide pode pousar na Lua em 1000 dias

Robô humanoide na Lua
Engenheiros do Centro Espacial Johnson, da NASA elaboraram um projeto para colocar um robô humanoide na Lua em 1000 dias.
O Projeto M - M é o algarismo romano para 1000 e a inicial de Lua em inglês (Moon) - ainda não tem aprovação oficial e nem há qualquer sinalização de que ele venha a ser executado em um futuro próximo.
Mas os engenheiros afirmam que já possuem virtualmente toda a tecnologia disponível e que será possível executar o Projeto M no prazo proposto, contando a partir da data de sua aprovação.
A base do projeto é o Robonauta, ou R2, cuja parte superior - ele ainda não tem pernas - será levado para a Estação Espacial Internacional a bordo do ônibus espacial Discovery, cujo lançamento está previsto para esta semana - veja Discovery levará robô astronauta para Estação Espacial.
Robô astronauta
Sem a necessidade de todo o aparato de suporte de vida exigido pelos astronautas, o robô humanoide poderia viajar em uma espaçonave extremamente simples, contendo o suficiente apenas para levar o próprio robô, que viajaria em um compartimento ao lado dos tanques de combustível.
A exemplo da recente proposta de uma viagem sem retorno para Marte, também não há planos para trazer o robô astronauta de volta, o que simplifica ainda mais o projeto.
Após desembarcar, o robô será descarregado de forma automática e caminhará sobre a superfície da Lua, deixando na Lua seu rastro robótico histórico.
E a ideia toda gira em torno do próprio fato, do seu valor simbólico e da propaganda gerada pelo feito para o programa espacial - "[...] a parte intangível da NASA, que é a sua capacidade de inspirar e instigar o orgulho nacional," afirma a proposta.
NASA: robô humanoide pode pousar na Lua em 1000 dias
Sem a necessidade de todo o aparato de suporte de vida exigido pelos astronautas, o robô humanoide poderia viajar em uma espaçonave extremamente simples. [Imagem: NASA]
Sociedade tecnológica em crise
"O objetivo da missão é a inspiração," diz o documento que apresenta o Projeto M, destacando ainda a formação de uma equipe experiente na execução de projetos de exploração espacial e a demonstração de tecnologias para permitir a continuação da exploração humana além da órbita baixa da Terra, já "conquistada" pela Estação Espacial Internacional.
"Nós somos uma sociedade tecnológica que está ficando para trás na formação de engenheiros e cientistas. Nós sentimos que era nossa responsabilidade criar uma missão capaz de capturar as mentes e a imaginação dos jovens do país. A máquina nunca falha em impressionar os mais cínicos, em pôr um sorriso nos mais entediados, e instigar o maravilhamento em todos que interagem com ela. Um robô humanoide caminhando na Lua vai inspirar os alunos e demonstrar a nossa capacidade tecnológica."